Notícia

Fundação Altice Portugal

Antiga Cabina Telefónica é agora um novo espaço de cultura

Fundação Altice Portugal requalifica antiga cabina telefónica numa nova cabina de leitura.

Foi inaugurada, no dia 2 de julho, uma antiga cabina telefónica, na Praça José da Costa, em Oliveira de Azeméis. 

A Câmara deste município candidatou-se a um projeto da Fundação Altice Portugal que requalifica uma antiga cabina telefónica numa nova cabina de leitura.

A ideia da reconversão das antigas cabinas telefónicas inspira-se num movimento iniciado há alguns anos, numa pequena aldeia de Westbury-sub-Mendip, no sudoeste de Inglaterra, onde os seus moradores se lembraram de converter, uma das cabinas telefónicas, na mais pequena biblioteca do mundo.

A partir desse momento, várias cabinas tem vindo a ser transformadas, um pouco por todo o mundo.

Em Portugal, a Fundação Altice Portugal, adotou o conceito e, em 2013, inaugurou a primeira micro biblioteca. Desde então, tem vindo a receber sucessivos pedidos, a nível nacional, provenientes de diversos municípios, juntas de freguesia, escolas e associações, tendo já sido doadas cerca 80 cabinas.

A transformação das cabinas telefónicas desativadas, um dos símbolos mais emblemáticos das telecomunicações em Portugal, pretende continuar a marcar presença enquanto símbolo histórico e, ao mesmo tempo, pretende ser um equipamento e um ponto de estímulo cultural e de criatividade junto das populações.

Possibilitar que as antigas cabinas telefónicas da Altice Portugal, se transformam em autênticas bibliotecas comunitárias, é materializar uma iniciativa de promoção da leitura pela integração no seu interior, não de um telefone público, mas de um conjunto de livros, condição do livre exercício da cidadania.

Como referiu o autarca de Oliveira de Azeméis, Joaquim Jorge, "as pessoas podem aproveitar os bancos na praça para ler, ou podem levar para casa, devolver e até doar livros", mensagem que vai de encontro com o mote: "Levar, doar, ler, devolver", desta iniciativa.