Notícia

Fundação ADFP - Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional

SOLSTÍCIO DE VERÃO É TRANSMITIDO EM DIRETO A PARTIR DO TEMPLO ECUMÉNICO UNIVERSALISTA

Evento inédito pode ser visto na página de facebook da Fundação ADFP

Este ano, o Solstício de verão é transmitido em live stream a partir do Templo Ecuménico Universalista e através da página de facebook da Fundação ADFP – Assistência Desenvolvimento e Formação Profissional.

A efeméride digital acontece a partir do meio dia (o solstício dá-se ao 12h37 no local) e ganha especial relevo pela sua transmissão a partir do icónico espaço de homenagem à tolerância religiosa e que foi inaugurado em Miranda do Corvo no dia 11 de Setembro de 2016.

O Solstício é o ponto da eclíptica em que o Sol atinge a altura máxima e mínima em relação ao equador. O único dia do ano em que os raios solares incidem perpendicularmente sobre a Terra. Em várias culturas ancestrais e nas regiões pagãs os solstícios são comemorados com rituais ao Sol, simbolizando a vitória da luz sobre a escuridão.

Recordamos que na abóbada central do Templo Ecuménico Universalista, existe um rasgo na cobertura que permite, diariamente, o Sol, ao meio-dia solar, crie um ponteiro de luz a iluminar/indicar o centro do Templo. É uma referência aos antigos adoradores do Sol, provavelmente uma das mais primitivas formas de religiosidade.

Trata-se de um Templo destinado à reflexão espiritual de pessoas de diferentes religiões, aberto a não crentes, promovendo valores fundamentais da humanidade e das religiões, como a Verdade, a Bondade e a Moral.

O Templo salienta a tolerância e o respeito pelos diferentes. Representa a criação da humanidade pelo Homo Sapiens, inventor da espiritualidade, da fraternidade e da busca da verdade.

O Templo é um monumento dedicado à Paz, que homenageia as vítimas dos fundamentalismos e da intolerância religiosa.

Integra um Observatório das Religiões, que disponibiliza ao visitante factos, dados cronológicos e informação, sobre a história e evolução das 15 visões religiosas mais significativas. Possui uma área dedicada à intolerância e aos conflitos baseados na diferença religiosa.

Propriedade da Fundação ADFP – Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional, faz parte da sua estratégia de perpetuação de valores civilizacionais e da sua oferta de turismo com propósito social. Em residências, a Instituição Sem Fins Lucrativos e de utilidade pública, apoia mulheres/mães em situação de pobreza, crianças “sem família“, jovens e adultos com deficiência ou doença mental, idosos doentes em fim de vida, refugiados e pessoas “sem abrigo”. A proprietária tem, ainda, outros serviços na área da educação, cultura, assistência social e de saúde de apoio à comunidade. É um exemplo a nível nacional na inclusão ocupacional de pessoas com “handicaps”.


A Fundação ADFP investe com bondade em pessoas. Para diversificar receitas e criar postos de trabalho, tem procurado inovar e criar projetos na área da agricultura e turismo, sempre preservando valores humanistas.

O projeto Parque Biológico da Serra da Lousã / Templo Universalista, foi escolhido em 2014, para representar Portugal no Prémio Internacional da UNESCO MADANJEE SINNGH, para a promoção da tolerância e não-violência.