Notícia

Oikos - cooperação e desenvolvimento

A Oikos inicia hoje o seu trabalho na Colômbia

foco na população jovem, de zonas desfavorecidas e afetadas pelo conflito

Com historial de apoio há largos anos e atentos à problemática na América Latina, a Oikos viu no processo de paz que vive a Colômbia uma oportunidade para fazer um trabalho de desenvolvimento com perspetiva de longo prazo.

Sendo um país que se encontra ainda em conflito interno em várias regiões, conta com um grande fluxo de refugiados e elevada criminalidade, a Colômbia encontra muitas limitações, mas também apresenta potencial em vários setores.

Com elevado nível de pobreza e famílias em subdesenvolvimento económico os jovens têm poucas oportunidades e é por isso que a Oikos os vai apoiar, durante pelo menos os próximos 4 anos, melhorando as suas capacidades de liderança, dando formação técnica e coaching, apoiando-os a gerir negócios locais e a implementar estratégias de comercialização em mercados locais e nacionais para que aumentem a produtividade e rendimentos, contribuindo para o desenvolvimento das suas comunidades.

Acreditamos que apoiar os jovens – para quem a ausência de alternativas é ainda mais evidente – vai contribuir para tonar as comunidades economicamente mais estáveis, com acesso a meios de rendimento lícitos, à construção de uma sociedade mais integrada e de paz. O foco na população jovem, de zonas desfavorecidas e afetadas pelo conflito vai assumir uma abordagem de direitos que permita a erradicação da pobreza.

Mais informação AQUI