Notícia

Fundação AFID Diferença

Vamos continuar a ajudar quem mais precisa?

Poderá contribuir fazendo um donativo.

Já dizia Leon Tolstói que “a alegria de fazer o bem é a única felicidade verdadeira”. Na nossa e vossa Fundação AFID Diferença continuamos a cumprir a nossa missão neste período de pandemia. Aproveitamos esta oportunidade para apelarmos à sua ajuda.

Poderá contribuir fazendo um donativo e também doando todo o material de proteção necessário – máscaras, desinfetantes para as mãos, lixívia, batas descartáveis, luvas, fatos de macaco descartáveis, óculos de proteção – para que os nossos clientes e colaboradores possam continuar a estar em segurança nesta fase.

“A Fundação atende, habitualmente e diariamente, 1500 pessoas, crianças, idosos, pessoas com deficiência e comunidade em geral. Neste momento, temos em funcionamento a Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), o Lar Residencial (LR) e o Serviço de Apoio Domiciliário (SAD). No SAD apoiamos 139 pessoas, 63 idosos na ERPI, 36 clientes no LR e contamos para prestar estes serviços com cerca de 150 colaboradores”, explica a Diretora da Ação Social e do Lar Residencial da nossa Instituição, Ana Cristina Fernando, antes de especificar o que tem vindo a ser feito nas últimas semanas.

“Foi depois necessário gerir emoções, medos e a ansiedade das pessoas. Não só dos colaboradores, como também dos clientes e famílias. No caso do LR, estamos a falar de jovens com deficiência intelectual, em que é preciso explicar-lhes o que é uma pandemia e que restrições é que temos de ter na nossa vida, porque razão é que não vão para casa dos seus familiares e porquê é que não podem expressar as suas emoções. Estamos a falar de pessoas que se expressam através de emoções – abraços, beijos. E é muito dizer-lhes que neste momento não o poderão fazer”, acrescentou, destacando que quando começarem a ser revistas as medidas de quarentena e recomeçarem as atividades nas diversas respostas, passaremos a ter cerca de 230 colaboradores em funções e atenderemos 1500 clientes. E neste período, todas as ajudas são e serão bem-vindas.

“Uma outra situação que identificámos com alguma dificuldade tem que ver com os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’S). Entre o cliente e o colaborador é necessário manter o distanciamento social e precisamos de materiais diariamente. Estamos a falar de quase 250 clientes e também os nossos colaboradores precisam. Estar a falar de batas, viseiras, máscaras, luvas, gel desinfetante, álcool, etc. Necessitamos destes produtos às centenas todos os dias. Contamos com o apoio de empresas – Hovione, Medinfar, Genibet e SOS Covid -, da Câmara Municipal da Amadora, da Junta de Freguesia de Alfragide, da Proteção Civil da Amadora e dos nossos fornecedores. Mas diariamente os custos são muitos elevados e, por isso, apelamos à comunidade para nos apoiar na angariação destes equipamentos que mencionámos”, descreve Ana Cristina.

Poderá contribuir fazendo um donativo e também doando todo o material de proteção necessário para que os nossos clientes e colaboradores possam continuar a estar em segurança nesta fase.

“Para terminar, gostaria de falar dos nossos heróis sociais, além dos heróis da saúde, que estão na linha da frente e que são fundamentais. Estes heróis sociais prestam todos os dias aos nossos idosos e às pessoas com deficiência merecem um agradecimento muito especial da nossa parte. Sem alguns cuidados, os nossos clientes não poderiam sobreviver, estamos a falar de apoio na alimentação, nos cuidados de higiene e nas outras diversas atividades não seria possível desenvolvermos um bom trabalho”, observou a Diretora da Ação Social e do LR da nossa Instituição.

A finalizar, uma mensagem de esperança para os dias que se avizinham.

“A minha coragem deve ser maior do que o meu medo e que a minha força deve ser tão grande como a minha fé. Mas ter a coragem nos dias de hoje de virmos trabalhar e de pensar que a vida de alguém depende também do nosso trabalho”, concluiu.

Caso queira juntar-se a esta campanha – “ajude-nos a ajudar quem mais precisa” -, saiba como fazer aqui: https://www.afid.pt/apoiar-a-afid/donativos/ ou envie um e-mail para este endereço – fundacaoafid@gmail.com. O nosso profundo obrigado 💙💛🌈!