Notícia

CooLabora - Intervenção Social

CooLabora, distribui propostas de trabalho escolar a 60 crianças e jovens sem acesso a computador e internet

Projecto Quero Ser Mais E7G

O Projecto Quero Ser Mais E7G está a apoiar 60 crianças e jovens sem computador ou acesso à internet no Tortosendo através da distribuição regular de propostas de trabalho escolar. Em período de isolamento social – e sem aulas presenciais– o projecto de inclusão social está empenhado em estabelecer pontes de ligação entre estas seis dezenas de jovens e a escola, esbatendo, assim, as dificuldades de acesso ao ensino à distância. Entretanto, a campanha de angariação de material informático, essencialmente, computadores e acesso à internet, continua, pelo que o apelo solidário se mantém.

Este apoio às/aos alunas/os identificados pelo Quero Ser Mais E7G é, igualmente, uma forma de garantir que estas crianças e jovens prosseguem as suas atividades escolares e mantêm o contacto com as técnicas do projecto. Assim, semanalmente, a equipa recebe as propostas de trabalhos de directores de turma e desloca-se às residências de 60 crianças e jovens do Tortosendo para fazer a distribuição porta a porta, como ilustram os registos fotográficos que acompanham a notícia.

Este é uma operação que resulta do levantamento cuidado e exaustivo efetuado pelo projecto, logo após o decreto de Estado de Emergência e do consequente isolamento social, na identificação das crianças e jovens que estariam em risco de ficar excluídos do modelo de ensino à distância, quer das aulas síncronas ou assíncronas, já que ambas implicariam um computador ou outro equipamento equivalente para assistir e corresponder às propostas de trabalho virtuais.

O acompanhamento está a ser dado em articulação com a escola através das direcções de turma. A resposta concertada entra em vigor esta quarta-feira, altura em que assinam protocolo o Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto, a Junta de Freguesia do Tortosendo e a CooLabora marcando o início da colaboração com a distribuição generalizada a todas as crianças nesta condição na freguesia. Uma iniciativa apoiado pela Escola Segura da GNR. Para que a aprendizagem seja garantida é também prestado o apoio ao estudo, durante a semana, por parte da equipa técnica e voluntárias do projecto.

 Para tentar esbater estas desigualdades sociais, que se tornam mais visíveis em tempos de crise, a CooLabora e a Junta de Freguesia do Tortosendo, através do Projecto Quero Ser Mais E7G, promovem, desde o mês de Março, uma campanha de angariação de equipamentos informáticos que permitam o acesso destas crianças e jovens ao ensino à distância. Pelo que, o apelo à solidariedade é premente para auxiliar estas famílias e suas crianças e jovens.

 O projecto Quero Ser Mais E7G é uma iniciativa de inclusão social, que acompanha 235 pessoas no Tortosendo, entre estas, 109 crianças e jovens. É gerido pela CooLabora CRL, tem como entidade promotora o Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto e conta com uma parceria alargada a oito instituições locais. É promovido pelo ACM - Alto Comissariado para as Migrações, através do Programa Escolhas, financiado pelo Estado Português e fundos estruturais.