Notícia

Associação de Paralisia Cerebral de Viana do Castelo

Visita da Dra. Ana Mendes Godinho e da Dra. Ana Sofia Antunes

CAVI - Centro de Apoio à Vida Independente

O CAVI da APCVC contou ontem com a visita da Sra. Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Dra. Ana Mendes Godinho, acompanhada pelos Srs. Secretário de Estado, Dra. Ana Sofia Antunes (Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência), Dra. Rita da Cunha Mendes (Secretária de Estado da Ação Social), Dr. Miguel Cabrita (Secretário de Estado Adjunto, do Trabalho e da Formação Profissional) e Dr. Gabriel Bastos (Secretário de Estado da Segurança Social).

Em visita de dois dias ao Alto Minho, a Sra. Ministra e a Sra. Secretária de Estado para a Inclusão, quiseram inteirar-se da forma como está a decorrer a implementação do Modelo de Apoio à Vida Independente neste distrito.

A equipa técnica do CAVI apresentou as atividades desenvolvidas até ao momento caracterizando os atuais 15 Beneficiários, refletindo sobre a gestão/coordenação da implementação deste projeto desde fevereiro/2019.

Foi apresentada também uma breve análise SWOT, ressalvando as forças e oportunidades que têm sido obtidas com o constante desafio da aplicação do MAVI, os bons resultados quanto ao grau de satisfação dos beneficiários com o trabalho desenvolvido pelos Assistentes Pessoais mas, simultaneamente, as fraquezas e ameaças, identificado claramente os pontos que julgamos necessários modificar.

A Dra. Ana Sofia Antunes, respondendo aos beneficiários que estiveram presentes e que mostraram a sua preocupação com a continuidade do projeto, afirmou que os CAVI irão continuar e que ainda no decorrer dos projetos-pilotos, poderá haver reforço de verba para disponibilizar mais horas de assistência pessoal.