Notícia

Chapitô Colectividade Cultural e Recreativa de Santa Catarina

Sábados no Castelo - Acrobacias, Farras e Folias

Dias 3, 10, 17, 24 e 31 AGOSTO | 19.00 | todas as idades

Data de Início:

Data de Fim:


As produções do Chapitô marcam presença todos os Sábados de Agosto no CASTELO DE S. JORGE, com a presença de alunos da Escola de Circo do Chapitô. Um programa a não perder com uma das melhores vistas da cidade (a par do Chapitô)!

Nos entardeceres de verão, grupos de rapazes e raparigas, corpos jovens e vigorosos ocupam as praças e percorrem as ruas com os seus jogos e danças, tolices e fanfarronadas. Divertem-se desafiando a ordem, provocando vizinhos, saltando muros, trepando janelas e correndo sobre telhados, como quem quer voar, chegar mais além. Assaltam galinheiros e pomares, roubam dos estendais roupas brancas e rendadas, mascaram-se, superam-se, desafiam-se.

São jogos tolos, confrontos de força, demonstrações de coragem, de graça e agilidade, danças e jogos que lembram rituais de passagem ou de acasalamento.

Acrobacias, Farras e Folias é um espetáculo de Circo (acrobacias, manipulação de objetos e equilíbrios) que se desenvolve como uma dança acrobática, que oscila entre Apolo, deus da beleza, da razão, da clareza, da ordem e Dionísio deus da aventura, da música, da fantasia, da desordem.

Espetáculo inspirado nas «Danças de Lucta», prática performativa carnavalesca (presente em Lisboa até ao 1º quartel do século XX), desenvolvida por grupos, os jovens dos Bairros mais castiços: Alfama, Mouraria e Bica, para uma competição anual (provavelmente ancestral direto das atuais Marchas Populares).