Notícia

Fundação AFID Diferença

Prémio Dr.ª Maria Lutegarda – debate

Debate subordinado ao tema: a “Investigação Cientifica em Portugal na área da Reabilitação”.

No âmbito da primeira edição do Prémio Dr.ª Maria Lutegarda, vai decorrer no próximo dia 3 de maio um debate subordinado ao tema: a “Investigação Cientifica em Portugal na área da Reabilitação”. O encontro vai realizar-se a partir das 12:00, sexta-feira, no Auditório 2 da Escola Superior de Gestão e Tecnologia (ESGT), Campus 2 do Politécnico de Leiria.

Estarão presentes alguns dos membros do Júri do Prémio de Investigação Cientifica Dr.ª. Maria Lutegarda, promovido pela Fundação AFID Diferença, com o apoio da Câmara Municipal da Amadora e da Fundação Montepio e que conta, ainda, com o alto patrocínio da Presidência da República.

O debate será moderado pelo Dr. Murteira Nabo, Curador e membro do Conselho de Administração da AFID, e contará no painel com as presenças do Professor Doutor Deodato Guerreiro, da Universidade Lusófona de Lisboa, do Professor Francisco Godinho, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), da Dr.ª. Susana Nogueira, Vereadora da Câmara Municipal da Amadora com os pelouros do Desenvolvimento Social, Desporto e Juventude, Saúde e Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, e do Dr. Joaquim Caetano, da Fundação Montepio.

“Em primeiro lugar, quero agradecer em meu nome pessoal e de todos os utentes, diretores, curadores e associados da Fundação AFID Diferença, terem aceite participar no debate público sobre a Investigação Cientifica na área da Reabilitação em Portugal. Um muito obrigado por terem aceite mais este desafio, porque achamos que tem sido um assunto tabu em Portugal, pelo facto do não ter merecido atenção para reflexão dos interventores, até ao momento, nem ter tido a importância que consideramos que merece por parte da Academia em Portugal, do Estado e dos Políticos”, explica o Presidente do Conselho Executivo da AFID, Dr. Domingos Rosa.

“A não discussão deste assunto será um problema exclusivo da Academia? Ou será um assunto desinteressante para os poderes Públicos e para os Políticos?  Qual o estado de arte em Portugal sobre esta problemática (Reabilitação)? O que poderá vir a ser feito para se aprofundar este assunto? Estes são alguns dos assuntos que poderão, eventualmente, objeto de discussão pelos participantes no debate”, acrescenta.

O debate estará incluído no calendário das Jornadas Supera, conferência Científica destinada à partilha de trabalhos e projetos de Investigação, Desenvolvimento e Inovação, que tem como público-alvo preferencial os docentes do ensino superior e investigadores, e que vai decorrer nos dias 2, 3 e 4 de maio nas instalações do IP de Leiria.

Recordamos, ainda, que as inscrições para a 1.ª edição do Prémio de Investigação Científica Dr.ª Maria Lutegarda continuam a decorrer e podem ser feitas aqui: https://www.afid.pt/eventos-media/noticias-eventos/premio-dr-a-maria-lutegarda-candidaturas/

Informações adicionais:

O debate será transmitido em direto no Canal Corporativo Diferença: https://bit.ly/2Gt9kaX;

A Fundação AFID Diferença irá assegurar a viagem a quem quiser marcar presença no Auditório 2 da Escola Superior de Gestão e Tecnologia (ESGT), Campus 2 do Politécnico de Leiria. A partida está agendada para as 9:30 do próximo dia 3 de maio na nossa sede: Rua Quinta do Paraíso, Alto Moinho, 2610-316 Amadora, PORTUGAL