Notícia

Oikos - cooperação e desenvolvimento

Oikos vai distribuir alimentos a 79 mil pessoas em Moçambique

Reportagem JN de 28 de Março

"A Oikos, ONG internacional portuguesa, fez esta semana um acordo com o Programa Alimentar Mundial (PAM) das Nações Unidas para a distribuição de bens alimentares a 79 mil pessoas em Moçambique.

Durante 3 meses a Oikos estará nos distritos de Dondo e Nhamatanda a distribuir alimentos em centros de acolhimento, todos os dias. A Oikos está desde já a trabalhar: foram identificadas as pessoas mais vulneráveis e que precisam de ajuda mais urgente, encontrados pontos de armazenamento e distribuição, tratados todos os pormenores logísticos. Organização e comunicação serão fundamentais para o sucesso na gestão de multidões na distribuição alimentar.

Este trabalho vai ser assegurado por uma equipa de aproximadamente 50 pessoas, desde a coordenação, logística, transporte, segurança, entre outros. A ONG portuguesa terá colaboradores seus destacados para esta emergência e trabalhará em conjunto com parceiros humanitários no local, como a CEFA Onlus (ONG italiana).

Outro foco da ajuda humanitária da Oikos será a distribuição de kits de emergência, como de água e saneamento, distribuindo purificadores de água e produtos de higiene; de abrigo para construção de proteção temporária e de bens de primeira necessidade como utensílios de cozinha e limpeza, esteiras e cobertores.

Esta ajuda será centrada nos distritos de Dondo e Beira, também durante 3 meses, com apoio do Governo Português através do Instituto Camões, I.P. e parceiro local.

A situação humanitária após o ciclone Idai agrava-se pelos altos níveis de pobreza. Apesar de uma tendência decrescente na incidência da pobreza ao longo dos anos, o nível de pobreza continua muito elevado e as desigualdades também.

Esta é a resposta rápida de emergência da Oikos, mas 3 meses não chegarão.

Os próximos meses serão extremamente difíceis, mas a Oikos conta estar ao lado da população em risco, alargando posteriormente a sua intervenção para o apoio à recuperação dos meios de vida e promoção da segurança alimentar e nutricional."

Pode contribuir em www.oikos.pt/emz

ou fazendo um donativo para PT50 0036 0265 9910 0013225 29

Contacto para mais informações:

Marisa David – Coordenadora de Comunicação

 comunica@oikos.pt  / marisa.david@oikos.pt

Rua Visconde Moreira de Rey, 37 Linda-a-Pastora 2790-447 Queijas, Oeiras – Portugal

 Tel. +351 21 882 3630 | Fax. +351 21 882 3635

www.oikos.pt

Aceda ao artigo JN aqui