Notícia

Fundação ADFP - Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional

Curso de Produção de Queijos

No espaço Queijaria/Fumeiro do Parque Biológico da Serra da Lousã.

Data de Início:

Data de Fim:


Na Queijaria/Fumeiro do Parque Biológico da Serra da Lousã 

Fundação ADFP promove Curso de Produção de Queijos e vende cabazes de Natal

 

A Fundação ADFP está a promover um Curso de Produção de Queijos, no espaço Queijaria/Fumeiro do Parque Biológico da Serra da Lousã, que teve início dia 3 e termina a 17 de Dezembro.

Estes queijos são vendidos na loja do Parque Biológico e entram nos Cabazes de Natal que a Fundação está a vender. Estes cabazes de Natal promovem os produtos endógenos como o vinho Terra Solidária, o mel, enchidos do fumeiro e o queijo e são uma excelente escolha para as prendas natalícias.

O curso visa dotar os formandos com conhecimentos básicos e competências práticas para a produção e comercialização de queijos artesanais, e proporcionar-lhes o conhecimento dos princípios de negócio associados à produção de queijo. Os conteúdos do curso vão desde as boas práticas de segurança, higiene e saúde no trabalho, passando pelo processo de transformação da matéria-prima e pelas operações de acabamento e embalagem, entre outros.

Este curso realiza-se no âmbito do protocolo de colaboração entre a Fundação ADFP e a Fundação EDP.

Recorde-se que em 2012, o projeto Queijaria/Fumeiro foi reconhecido pela Fundação EDP, enquanto projeto vencedor do Programa EDP Solidária, recebendo a Fundação ADFP um apoio financeiro de 75 mil euros para a criação de uma unidade de transformação, com queijaria e fumeiro tradicional, para dinamizar atividades produtivas e integração profissional de pessoas com deficiência e valorizando os recursos endógenos do Parque Biológico da Serra da Lousã, equipamento onde existe um Museu Vivo de Artes e Ofícios Tradicionais com uma Loja de Artesanato, onde se divulgam produtos endógenos.