Notícia

Associação Paralisia Cerebral Odemira

4º Encontro de Educação Inclusiva

Na Quinta do Craveiral em São Teotónio.

Data de Início:

Data de Fim:


4º Encontro de Educação Inclusiva – Oportunidades de Inclusão 

17 de novembro - 09:00h às 17:00h (incluí coffee break e almoço no local) 


Inscrições limitadas até 14 de novembro.


Por: 

Ana Teresa Brito - Fundação Brazelton-Gomes Pedro para as Ciências do Bebé e da Família/Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich; 

Sílvia Conde – Fisioterapeuta, Formadora Internacional de Instrutores de Massagem nas Escolas; 

Nelson Santos - coordenador do Projeto de Intervenção Especializada (PintE) e docente de educação especial no Colégio Pedro Arrupe. 


"Os Encontros de Educação Inclusiva foram criados no concelho de Odemira como uma forma de promover um momento de encontro, partilha, conhecimento e reconhecimento entre os diferentes elementos da comunidade educativa de Odemira. Pretende-se que neste dia se troquem experiências e crie reflexão para acolher desafios a novas abordagens. 

Neste sentido propusemos para este ano como tema: “Oportunidades de Inclusão”, considerando que os desafios que encontramos diariamente impostos por reformas legislativas, por necessidades que se fazem sentir, por contextos desadequados ou outras questões prementes podem ser utilizados como momentos transformadores para implementação de atitudes inclusivas. Consideramos que a Inclusão na comunidade educativa não resulta do uso pontual, quase estratégico de ferramentas espetaculares muitas vezes não disponíveis, mas sim do reconhecimento consciente e diário das oportunidades para promover a inclusão. Da capacidade de reconhecer no outro e em mim as ferramentas disponíveis para trabalhar em conjunto. 

Assim, durante a manhã deste dia, vamos incidir sobre a utilização da díade de troca como ferramenta de aprendizagem; o professor e o aluno, o terapeuta e a criança, pais e filhos/as ou qualquer outra interação em que se espere haver um crescimento, uma maturação ou desenvolvimento. Primeiro focando a relação e depois focando a utilização integrativa do meu corpo e do outro neste processo. 

Na parte da tarde vamos explorar abordagens que nos permitam implementar a equidade de uma forma real e exequível. Enriquecermo-nos com exemplos e reconhecer as oportunidades que diariamente se nos colocam para promover a inclusão na nossa comunidade."