Notícia

Fundação ADFP - Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional

Celebramos 31 anos

Com visitas, encontros, apresentação de livro e lançamento de vinho.

Data de Início:

Data de Fim:


Fundação ADFP de Miranda do Corvo celebra 31 anos

Com visitas, encontros, apresentação de livro e lançamento de vinho

 

A Fundação ADFP - Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional, de Miranda do Corvo, celebra 31 anos e vai comemorar com um vasto programa ao longo de todo o mês de novembro.

Nasce em 1987 sob a denominação de Associação para o Desenvolvimento e Formação Profissional, uma IPSS com formação profissional vocacionada para pessoas com necessidades especiais. Atualmente tem valência de apoio a crianças, jovens, mães vítimas de maus tratos, idosos, passando pelas problemáticas sociais e de saúde da deficiência, doença mental, refugiados e sem-abrigo. Acolhe em regime residencial 480 pessoas, e apoia regularmente 3400 pessoas.

O programa inicia no dia 3 com um Encontro do Conselho Consultivo, grupo de mirandenses com carreiras de sucesso e que não residem em Miranda do Corvo. O Encontro integra uma visita às obras do Hospital Compaixão e almoço no Restaurante Museu da Chanfana, no Parque Biológico da Serra da Lousã.

No dia de Aniversário, 6 de novembro, duas centenas de convidados irão visitar as obras do Hospital Compaixão, obras de ampliação da Residência Cristo Redentor, no Senhor da Serra, e visita às novas instalações da Saboaria D’Natureza Cosméticos na zona industrial de Miranda do Corvo. O dia culmina num jantar de Aniversário onde será divulgada a constituição do novo Conselho de Estratégia e feita a pré-apresentação do livro “Fundação ADFP 30 Anos”.

Durante o dia de aniversário, as valências da instituição irão comemorar a efeméride com bolo e programas dirigidos.

No dia 9, a Casa Dignidade em Coimbra, junto ao Parque Verde, organizará um jantar para os utentes, pessoas sem-abrigo, voluntários e equipa. No dia seguinte é a vez do Conselho de Amigo se reunir num Encontro no Museu do Mel, em Miranda do Corvo. Este grupo é constituído por mirandenses residentes, que apoiam a instituição na persecução da sua atividade. O programa integra a visita ao Hospital, um “Debate sobre o Futuro” e um "Coffee Friend".

No dia 13, e porque o lema da Fundação ADFP é Investimos com Bondade em Pessoas, em jeito de comemoração do Dia Mundial da Bondade, a organização irá fazer a apresentação do último livro “Fundação ADFP: 30 Anos a Investir, com Bondade, em Pessoas”. A apresentação decorrerá pelas 16h00, no Café Concerto do Convento de São Francisco, em Coimbra.

No Dia Internacional para a Tolerância, dia 16, o Observatório Internacional de Direitos Humanos irá formalizar a criação de um Centro Internacional de Acolhimento na Fundação ADFP. A cerimónia decorrerá no Templo Ecuménico Universalista, pelas 15h00.

No dia 17, a Real Confraria da Matança do Porco organizará o X Capítulo no Parque Biológico da Serra da Lousã, com a colaboração do Grupo Etnográfico Tecedeiras dos Moinhos.

Dia 23, pelas 18h00, a Fundação ADFP irá lançar o Vinho Terra Solidária Tinto Reserva, na Galeria Santa Clara, em Coimbra.

 

A Fundação ADFP - o maior empregador do concelho

 Conta com cerca de 3400 utilizadores regulares e íntegra 480 residentes com diferentes problemáticas, de todas as faixas etárias, de ambos os sexos, várias etnias e naturalidade.

Possui 573 colaboradores, incluindo voluntários sem qualquer tipo de remuneração e voluntários com prémio de bolso, o número ultrapassa os 800 colaboradores regulares.

40 % dos colaboradores da Fundação ADFP são pessoas com deficiência e/ou doença mental, 19% com funções de chefia. Muitos iniciaram as suas funções na Formação Profissional e hoje integram os quadros da Instituição.