Notícia

Associação de Paralisia Cerebral de Viana do Castelo

Projeto “Juntos”

Associação Salvador e a APCVC são as associações promotoras do projeto.

Viana do Castelo adere a projeto para sensibilizar comunidade para inclusão das pessoas com deficiência

A Câmara Municipal de Viana do Castelo assinou o protocolo para desenvolvimento do projeto “Juntos” com a Associação Salvador e a APCVC – Associação de Paralisia Cerebral de Viana do Castelo, associações promotoras do projeto. O protocolo tem como objetivos sensibilizar a comunidade para o respeito e inclusão das pessoas com deficiência e angariar fundos para a APCPC e Associação Salvador, melhorando a qualidade de vida das pessoas com deficiência.

Todo o concelho de Viana do Castelo será abrangido pelo projeto, que acontece entre outubro de 2018 e fevereiro de 2019, ficando a Câmara Municipal responsável pelo apoio logístico.

O projeto “Juntos” conta com a parceria do Turismo Porto e Norte de Portugal, Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC), Dança e Companhia, Solinca, Axis Wellness, casa de pessoal da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) e Hospital de Santa Luzia.

Para promover a inclusão social das pessoas com deficiência motora, a Associação Salvador desenvolve projetos que respondem às necessidades das pessoas com deficiência motora. Os projetos desenvolvem-se em três áreas de atuação: Conhecimento, através do incentivo à investigação, da partilha de informação e da criação de redes de cooperação; Integração, com a promoção da qualidade de vida, apoio ao emprego, eventos inclusivos, desporto adaptado e mais atividades que incentivem a uma presença ativa na sociedade; e Sensibilização, apostando em ações que sensibilizam para o respeito da diferença e da igualdade de oportunidades, campanhas de prevenção rodoviária e sensibilizando para o cumprimento da Lei das Acessibilidades.