Notícia

Fundação AFID Diferença

ASSINÁMOS ACORDO PARA PROGRAMA INCORPORA PARA LISBOA

Treze entidades sociais irão promover emprego para pessoas em risco de exclusão na região de Lisboa.

Amadora, 13 de julho de 2018 – A Fundação AFID Diferença, entidade coordenador, juntamente com mais doze entidades que fazem parte do Núcleo Incorpora Lisboa, assinaram hoje na sede da Fundação na Amadora o acordo do Programa Incorpora para Lisboa.

O Diretor da Fundação AFID Diferença, Juvenal Baltasar, e Marc Simón, Subdiretor Geral da Fundação Bancária “la Caixa” assim como os representantes das outras doze entidades que formam parte do Núcleo Incorpora Lisboa, assinaram hoje na Fundação AFID Diferença, na Amadora, o acordo do Programa Incorpora para a região de Lisboa.

O Programa Incorpora será constituído em Portugal por uma rede 32 entidades sociais, 13 na região de Lisboa, e terá como objetivo promover a contratação, por parte das empresas portuguesas, de pessoas em risco ou situação de exclusão em diferentes zonas do país. As pessoas em risco abrangem nomeadamente jovens NEET (nem estudam nem trabalham), desempregados de longa duração maiores de 45 anos, ex-reclusos, ex-toxicodependentes, vítimas de violência doméstica e pessoas com deficiência ou incapacidade.

O IEFP - Instituto do Emprego e Formação Profissional colaborou na seleção das entidades envolvidas e apoiará a implementação do programa.

O trabalho em rede entre as entidades envolvidas é uma das principais características do programa Incorpora: as entidades que integram o programa partilham entre elas, através de uma plataforma informática, dinâmicas e ofertas de trabalho, otimizando o seu trabalho.

Cada entidade selecionada compromete-se a dispor de um técnico de acompanhamento, que se ocupa do apoio personalizado aos beneficiários, acompanhando-os antes e durante o processo de contratação, e um técnico de prospeção empresarial, que deverá identificar e visitar empresas, procurando oportunidades de trabalho para os beneficiários. Estes técnicos são figuras essenciais no programa Incorpora, deles dependendo o êxito, tanto da pessoa contratada como da empresa contratante.

O programa Incorpora proporciona ainda às empresas que ofereçam oportunidades de emprego um instrumento para o desenvolvimento da sua responsabilidade social, assessorando-as ainda na identificação de incentivos a que possam ter acesso em função do perfil dos beneficiários.

O programa Incorpora tem como objetivo principal fazer a ligação entre as entidades sociais e as empresas portuguesas com a finalidade de criar um clima de entendimento e colaboração entre ambas, que se traduza na criação de oportunidades de emprego para quem mais necessita.

As 32 entidades selecionadas, elencadas abaixo, irão atuar em quatro redes, centradas nos Distritos de Lisboa (13 entidades), Porto (9), Coimbra (5) e Setúbal (5). Junta-se abaixo a lista detalhada das entidades Incorpora em Portugal.



Lisboa


- COMUNIDADE VIDA E PAZ

- CECD MIRA SINTRA

- FUNDAÇÃO DA JUVENTUDE

- ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE EMPREGO APOIADO - APEA

- CAIS - ASSOCIAÇÃO DE SOLIDARIEDADE SOCIAL

- FUNDAÇÃO AFID DIFERENÇA

- INSTITUTO PADRE ANTÓNIO VIEIRA - IPAV

- AJUDA DE MÃE

- ARIA - ASSOCIAÇÃO DE REABILITAÇÃO E INTEGRAÇÃO AJUDA

- ASSOCIAÇÃO PARA O ESTUDO E INTEGRAÇÃO PSICOSSOCIAL – AEIPS

- CENTRO PADRE ALVES CORREIA - CEPAC

- ASSOCIAÇÃO CULTURAL MOINHO DA JUVENTUDE

- CENTRO SOCIAL PAROQUIAL ALGUEIRÃO MEM MARTINS MERCÊS


Porto


- QUERER SER - ASSOCIAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL

- CENTRO SOCIAL DE SOUTELO

- FUNDAÇÃO DA JUVENTUDE

- COOPERATIVA DE SOLIDARIEDADE SOCIAL SOL MAIOR, CRL

- SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DO PORTO

- OLIVAL SOCIAL, ASSOCIAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE OLIVAL

- CRPG - CENTRO DE REABILITAÇÃO PROFISSIONAL DE GAIA

- SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE VILA DO CONDE

- INSTITUTO PADRE ANTÓNIO VIEIRA – IPAV


Coimbra


- FUNDAÇÃO      ADFP,      ASSISTÊNCIA      DESENVOLVIMENTO       E FORMAÇÃO PROFISSIONAL  

- ASSOCIAÇÃO FERNÃO MENDES PINTO

- APPACDM COIMBRA - ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE PAIS E AMIGOS DO CIDADÃO DEFICIENTE MENTAL DE COIMBRA

- APCC - ASSOCIAÇÃO DE PARALISIA CEREBRAL DE COIMBRA

- ASSOCIAÇÃO      PARA      A      RECUPERAÇÃO      DE      CIDADÃOS INADAPTADOS DA LOUSÃ - ARCIL


Setúbal


- APPACDM SETÚBAL - ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE PAIS E AMIGOS DO CIDADÃO DEFICIENTE MENTAL DE SETÚBAL

- ASSOCIAÇÃO         PARA         FORMAÇÃO         PROFISSIONAL         E DESENVOLVIMENTO DO MONTIJO

- RUMO - COOPERATIVA DE SOLIDARIEDADE SOCIAL, CRL

- FUNDAÇÃO COI

- SEIES, CRL