Notícia

ASSOCIAÇÃO SALVADOR E A FUNDAÇÃO ADFP JUNTAM-SE PARA UM PASSEIO

UM PASSEIO DE SENSIBILIZAÇÃO PARA AS ACESSIBILIDADES EM MIRANDA DO CORVO.

Data de Início:

Data de Fim:


12 DE JULHO, PARTIDA ÀS 10H00 

PONTO DE ENCONTRO: SEDE DA FUNDAÇÃO ADFP

Será que Miranda do Corvo é uma cidade acessível, onde todos os cidadãos podem circular de forma autónoma, segura e confortável? É o que a Associação Salvador e a Fundação ADFP vão descobrir esta quinta-feira.

A Associação Salvador e a Fundação ADFP juntam-se para um passeio pelas acessibilidades. Este passeio contará com a presença do Fernando Araújo, Presidente da Junta de Freguesia de Miranda do Corvo, Eng. Miguel Baptista, Presidente da Câmara Municipal (a confirmar), Salvador Mendes de Almeida, Presidente da Associação Salvador, colaboradores e Embaixadores da Associação Salvador, representantes da Fundação ADFP e todos os munícipes que tiverem interesse em juntar-se a esta iniciativa.

AÇÃO TEM COMO OBJETIVO SENSIBILIZAR 

PARA FALTA DE ACESSIBILIDADES

Circular em segurança com uma cadeira de rodas pode ser um exercício difícil em muitas cidades portuguesas. Escadas em vez de rampas, edifícios com entradas demasiado estreias, rampas com inclinações vertiginosas, pequenos degraus à entrada. Meras inconveniências para uns, obstáculos inultrapassáveis para outros. Obstáculos que transformam situações simples do quotidiano como atravessar a estrada, ir às compras, almoçar fora, ir a um museu ou ao teatro, votar, ou apanhar um transporte público, em experiências verdadeiramente desgastantes.

O objetivo desta ação é envolver e sensibilizar a população para esta temática. Vão ser visitados alguns espaços, que serão classificados como acessíveis ou não na aplicação + Acesso Para Todos. Partilhar bons exemplos e denunciar aqueles que não reúnem as condições mínimas de acesso a pessoas com mobilidade reduzida é outro dos objetivos desta iniciativa. Estas denúncias são diretamente enviadas para as entidades competentes pela fiscalização das acessibilidades em espaços públicos, o Instituto Nacional para a Reabilitação e a Câmara Municipal.

 APP PIONEIRA VAI AJUDAR CRIAR UM MUNDO COM 

+ ACESSO PARA TODOS

 A partir de agora é mais fácil denunciar situações que condicionam a mobilidade de pessoas com deficiência motora. 

A Associação Salvador lançou há pouco mais de dois meses a app + Acesso Para Todos, uma aplicação que permite classificar os espaços ao nível das acessibilidades, partilhar bons exemplos e denunciar aqueles que não reúnem as condições mínimas de acesso a pessoas com mobilidade reduzida. Estas denúncias são diretamente enviadas para as entidades competentes pela fiscalização. 

Em menos de um mês foram feitas mais reclamações do que no ano inteiro de 2016 relativamente à área das acessibilidades. Já mais de 700 pessoas utilizam a aplicação, e já foram classificados aproximadamente 1000 locais, quer positiva, quer negativamente.