Notícia

Carta Portuguesa para a Diversidade

Lança kit de boas práticas para as organizações

Lisboa, 22 de maio de 2018 – A da Carta Portuguesa para a Diversidade lançou uma caixa de ferramentas para organizações que queiram implementar boas práticas de diversidade dentro da sua estrutura.

A Carta para a Diversidade é uma iniciativa da Comissão Europeia, adaptada a cada país de forma voluntária para promover políticas e práticas internas de promoção da diversidade nas organizações. Em Portugal, foi lançada em maio de 2016, contando na comissão executiva com o Alto Comissariado para as Migrações, Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego, Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, e Fundação Aga Khan Portugal.

No sentido de melhorar os instrumentos disponíveis para a promoção destas boas práticas, foi então desenvolvida a Caixa de Ferramentas para a Diversidade e Inclusão, que disponibiliza um conjunto de materiais para que as organizações possam refletir, avaliar, construir, desenvolver e consolidar ações no âmbito das suas políticas de promoção da diversidade e inclusão.

Este kit é composto por brochuras com os passos para a implementação da Carta Portuguesa para a Diversidade nas organizações, com exemplos concretos de práticas e de como as realizar em cinco momentos chave: conhecer, planear, mobilizar e liderar, implementar e celebrar.

Além disso, a caixa de ferramentas inclui boas práticas reais, nomeadamente as que foram distinguidas com o Selo da Diversidade em 2017, um glossário de termos e uma ferramenta de autodiagnóstico, que permite à organização avaliar em que fase de implementação está.

O kit contém, também, uma listagem de indicadores que ajuda a aferir questões de diversidade e inclusão dentro das organizações, bem como 11 dinâmicas de grupo que podem ser desenvolvidas entre chefias e colaboradores em sessões de sensibilização ou em contexto de formação.

A Caixa de Ferramentas para a Diversidade e Inclusão pode ser adquirida em PDF (20€) ou em suporte físico (175€), este último modelo contendo já os materiais necessários para a realização das dinâmicas de grupo.

A Caixa de Ferramentas pode ser encomendada online através de formulário, revertendo o valor a favor das iniciativas da Carta Portuguesa da Diversidade.

“A Carta Portuguesa para a Diversidade quer afirmar-se como um instrumento de ajuda às organizações para serem mais diversas e inclusivas, pelo que a caixa de ferramentas vem agora materializar tudo aquilo que pode ser feito em prol de uma sociedade mais inclusiva. Sabemos que as organizações têm um papel fundamental na mudança de mind set, pelo que queremos envolve-las também neste processo”, sublinha Carla Calado, gestora de projetos na área da inclusão económica da Fundação Aga Khan Portugal e membro da comissão executiva da Carta.

A Carta Portuguesa para a Diversidade conta atualmente com 213 organizações signatárias.