Notícia

Fundação ADFP - Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional

Dia dos Avós no Parque Biológico da Serra da Lousã

Com atividades intergeracionais para avós e netos

Data de Início:

Data de Fim:


No dia 26 de julho comemora-se o Dia dos Avós e o Parque Biológico da Serra da Lousã, em Miranda do Corvo, promove atividades lúdicas para avós e netos, promovendo o convívio intergeracional e a troca de experiências de outros tempos. As atividades têm início pelas 14h30 e terminam às 17h e estão disponíveis para todos que visitem o Parque nesse dia.
O papel dos avós na família vai muito além dos mimos dados aos netos, e muitas vezes eles são o suporte afetivo e financeiro de pais e filhos. Por isso, se diz que os avós são pais duas vezes.
Celebrar o Dia dos Avós significa celebrar a experiência de vida, reconhecer o valor da sabedoria adquirida, não apenas nos livros, nem nas escolas, mas no convívio com as pessoas e com a própria natureza.
Comemora-se o Dia dos Avós a 26 de julho e esse dia foi escolhido para a comemoração porque é o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo. Em 1879, o papa Leão XIII, cujo nome de batismo era Gioacchino (versão italiana de Joaquim), estendeu a sua festa a toda a Igreja. Finalmente, o Papa Paulo VI associou num único dia, 26 de julho, a celebração dos pais de Maria Santíssima, que antes era feita em dias separados.
O Parque Biológico é um verdadeiro museu vivo de artes e ofícios tradicionais onde pessoas vítimas de exclusão laboral, deficientes e doentes mentais, mantêm vários ateliers a funcionar: olaria, tapeçaria, sapataria, mobiliário de vime, cestaria, empalhamento de vasilhame.
O Parque Biológico da Serra da Lousã em Miranda do Corvo possui hoje  a principal mostra de vida selvagem de Portugal, onde não faltam ursos  e lobos com crias, ligando a biofilia e a defesa da natureza à coesão social. O Parque é composto também por uma Quinta Pedagógica com raças autóctones, um Centro Hípico, um Labirinto de Árvores de Fruto único no mundo, Museu da Tanoaria, reptilário, Museu Espaço da Mente e Loja de Artesanato.
Existe, ainda, como complemento de visita o Templo Ecuménico Universalista, inaugurado recentemente, que promove o respeito e a tolerância religiosa, um espaço de reflexão aberto de terça a domingo.
Para mais informações poderá contatar o Centro de Informação – bilheteira do Parque, através dos contatos: 239 538 444 / 915 361 527 / parquebiologicoserradalousa@adfp.pt.