Notícia

Fundação Altice Portugal

Fundação Altice capacita 30 profissionais em tecnologias de apoio para a inclusão

A formação privilegiou áreas de “Comunicação Alternativa e Aumentativa” e “Tecnologias de Apoio”.

No dia 4 de junho concluiu-se, com sucesso, a 3ª Edição da Formação Avançada em Tecnologias de Apoio para a Inclusão, realizada sob a coordenação Científica do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica, com o apoio da Fundação Altice.

Na 3ª Edição da Formação Avançada em Tecnologias de Apoio para a Inclusão, participaram 30 profissionais das áreas de apoio à deficiência e reabilitação, tais como docente dos Recursos TIC, terapeutas da fala, terapeutas ocupacionais e médicos fisiatras, que tiveram oportunidade de consolidar e atualizar conhecimentos sobre múltiplas soluções tecnológicas de acessibilidade digital.

Nesta formação, desenvolvida pelo Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica, foram privilegiadas as áreas de “Comunicação Alternativa e Aumentativa” e “Tecnologias de Apoio”, por proporcionarem aos profissionais um conjunto de soluções práticas, quer em termos de estratégias de intervenção quer em termos de produção de materiais pedagógicos, que facilitam substancialmente o desempenho dos alunos com disfunções neuromotoras, nomeadamente na capacitação para a comunicação, um pilar fundamental na integração social e na melhoria da qualidade de vida destes utentes.

Como refere Joana Mendes, terapeuta da fala, do Centro de Reabilitação do Norte e aluna desta 3ªedição, esta foi “uma excelente oportunidade para atualizar e partilhar conhecimentos nesta área e desenvolver recursos especializados que vão, sem dúvida, otimizar e humanizar a nossa prática clínica! Foi uma ótima experiência para conhecer, aprender e trabalhar com diferentes profissionais e desenvolver projetos multidisciplinares e inovadores."

Já Para André Pereira, professor do CRTIC de Évora, “a participação na 3ª edição (…)  revelou-se uma atitude certa e fundamental tendo em conta que iniciei no presente ano letivo funções no CRTIC, o que me permitiu adquirir conhecimentos científicos e conhecimentos práticos de tecnologias de apoio para a Inclusão. “

Na sessão de encerramento a Diretora do Instituto de Ciências da Saúde, Prof. Doutora Ana Mineiro e a Diretora da Fundação Altice, Dra. Ana Estelita de Mendonça estiveram presentes e fizerem um balanço destas três edições, agradecendo o trabalho desenvolvido por todos durante esta edição.

Para conhecer os objetivos e resumos dos trabalhos desenvolvidos nesta 3ª Edição aceda a partir daqui.