Notícia

Fundação Altice Portugal

Todos Juntos Podemos Ler - um programa que transforma vidas

Dia 13 de maio realizou-se, em Lisboa, o II Encontro Nacional Todos Juntos Podemos Ler.

Dia 13 de maio realizou-se, no auditório da Escola Secundária Eça de Queirós, em Lisboa, o II Encontro Nacional Todos Juntos Podemos Ler, que contou com a presença da Diretora da Fundação Altice Portugal, Ana Estelita, e do Ministro da Educação, João Costa.

O II Encontro Nacional “Todos Juntos Podemos Ler”, (TJPL) teve como propósito, proporcionar um momento de reflexão e partilha sobre o trabalho realizado e a implementação de ações futuras, com vista à criação de uma efetiva cultura inclusiva nas escolas. 

O Programa teve início em 2011 e desde o primeiro momento a Fundação Altice, através da parceria estabelecida com a Rede de Bibliotecas Escolares – tem apoiado o projeto. sendo já um programa que se constitui como parte integrante das iniciativas da Fundação.

O programa surgiu com o propósito da leitura, na sua síntese e ação, se constituir como promotora das aprendizagens, da cultura e da inclusão.

É um projeto que aposta no desenvolvimento de ações que contribuam para uma educação promotora de práticas e competências de literacia com todos, envolvendo as crianças e jovens com necessidade de mobilização de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão e que, por circunstâncias de natureza física, sensorial, cognitiva, socio emocional e cultural revelam dificuldades na acessibilidade à leitura e à escrita.

Decorridos 11 anos, o Programa TJPL   foi implementado em 152 agrupamentos, dos quais 105 já beneficiam de equipamentos doados pela Fundação Altice através do seu Programa Incluí. Um apoio traduzido através de hardware, de equipamentos, e também de software adaptado a cada tipo de necessidade do aluno. Através destes equipamentos os alunos podem produzir livros em formatos acessíveis, designadamente, Áudio, Língua gestual portuguesa, Símbolos pictográficos para a comunicação, Negro ampliado, Braille, Relevo ou sensorial.

Na sessão de abertura, Ana Estelita, Diretora da Fundação Altice Portugal, reforça estas ideias, começando por destacar os 10 anos de parceria com o programa TJPL, para depois realçar o papel da fundação: o de “melhorar a vida das pessoas, em particular no que toca à autonomia e ao acesso ao conhecimento, através de soluções tecnológicas. São já 20 anos a trabalhar em tecnologia para a acessibilidade às comunicações das pessoas com incapacidade, permitindo-lhes ter uma vida mais autónoma, com acesso ao conhecimento e, mesmo que indiretamente, também ao emprego. Trabalhamos com o intuito de criar oportunidades iguais para todos.”

Ana Estelita, acrescenta ainda que o caminho da Fundação Altice é o da transformação e da mudança, criando impacto positivo, caminhando para uma sociedade mais sustentável, justa e inclusiva.

O Ministro da Educação, João Costa, que também participou nesta sessão começou por agradecer à Fundação Altice, não só pela presença nesta parceria, mas também em todas as outras que tem com o Ministério da Educação. “Todas elas com sucesso e com transformação, em diferentes frentes e que têm contribuído para que a escola se vá transformando aos poucos”, enalteceu.

Ainda na parte da manhã, destacamos o painel sobre a “Inclusão pela Arte”, moderado pela jornalista Sany Gajeiro com a participação da  Marina Bairrão Ruivo, Diretora do Museu Arpad Szenes - Vieira da Silva, Fernando Centeio, produtor cinematográfico Zulfilmes, Diana Niepce, bailarina e Isabel Stilwell , Jornalista e escritora, seguido da apresentação de  Daniel Freitas, da área de Desenvolvimento Soluções Digitais da Fundação Altice Portugal, que deu a conhecer o trabalho desenvolvido pela fundação e os projetos em que está envolvida. O mais recente tem por nome “Juntos a Criar”, é realizado com a RBE e é um concurso que visa incentivar a produção de contos infantojuvenis em formatos acessíveis, nas escolas do 1.º ciclo do ensino básico integradas no projeto TJPL.

À tarde, foram apresentados os projetos de “Leitura Inclusiva – PLIP”, pela Célia Sousa o Politécnico de Leiria e o “Apreender da Incluir” de Susana Pedro, da Associação Sociedade do Bem. Seguiu-se um momento de partilha de boas práticas de 4 Agrupamentos que integram o TJPL: Vidigueira, Coimbra Centro, Moinhos da Arroja (Odivelas) e José Silvestre Ribeiro (Idanha-a-Nova).

Pode assistir aos principais momentos do evento aceda aqui .