Notícia

Fundação Altice Portugal

SOLUÇÃO DO PROGRAMA INCLUI CHEGA A MAIS SEIS BIBLIOTECAS ESCOLARES

Fundação Altice, apoia o Programa "Todos Juntos Podemos Ler" da Rede de Bibliotecas escolares.

No âmbito do programa “Todos Juntos Podemos Ler” a Fundação Altice, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares, disponibilizou a mais seis bibliotecas escolares soluções tecnológicas de acessibilidade às comunicações, abrangendo um universo superior a 5000 alunos com necessidades específicas.

Desde 2012, a Fundação Altice tem vindo a apoiar o programa “Todos Juntos Podemos Ler” da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), um programa que tem como objetivo a criação de bibliotecas inclusivas capazes de proporcionar oportunidades de leitura para todos os alunos, de modo particular aos que têm necessidades educativas específicas.

Ao longo destes já dez anos de parceria, a Fundação Altice equipou 96 bibliotecas escolares com soluções de acessibilidade do Programa Inclui, assim como computadores e tablets. Com estas soluções, as bibliotecas têm vindo a produzir conteúdos em formatos alternativos tais como livros com símbolos pictográficos de comunicação (SPC), audiolivros, vídeos em língua gestual portuguesa (LGP), ou livros sensoriais. Os conteúdos e as atividades realizadas nas bibliotecas são partilhados na plataforma Campus by Fundação Altice, uma rede social desenhada para o contexto educativo da comunidade escolar.

Este mês março, a Fundação Altice participou em encontros da RBE nas Escolas dos Moinhos da Arroja (Odivelas) e Escola Secundária Gabriel Pereira (Évora) onde teve a oportunidade para ficar a conhecer melhor os trabalhos desenvolvido em 6 bibliotecas que entregam o projeto “Todos Juntos Podemos Ler”: Moinhos da Arroja (Odivelas), de S. João da Talha (Loures), Lima de Freitas (Setúbal), Vidigueira (Évora), Nº 1 de Beja, e do Bonfim (Portalegre). No final da sessão, a Fundação Altice entregou a cada uma destas escolas um kit composto por o software Grid3, um computador e um tablet.

Neste dois encontros, foi divulgado o concurso “Juntos a Criar”, uma iniciativa conjunta da Rede de Bibliotecas Escolares e da Fundação Altice, que visa a produção de contos infantojuvenis em formatos acessíveis. Esta primeira edição é destinada a alunos 1.º ciclo do ensino básico das escolas integradas no projeto "Todos Juntos Podemos Ler", que terão de apresentar um história original em dois formatos alternativos. As bibliotecas escolares são convidadas a dinamizar o concurso com a colaboração dos professores titulares e dos professores de educação especial. A história vencedora será publicada em livro e distribuída por todas as bibliotecas escolares do 1.º ciclo.

Para saber como candidatar a sua escola ao Programa "Todos Juntos Podemos Ler", consulte a página aqui.