Notícia

Fundação Altice Portugal

FUNDAÇÃO ALTICE DÁ NOVA VIDA A ANTIGAS CABINES TELEFÓNICAS

2022 trouxe a Almodovar e Cácia novas bibliotecas de leitura que facilitam uma dinamização inclusiva

Em 2022 a Fundação Altice Portugal continua a apostar na Educação e na Cultura em diferentes municípios do país. Em janeiro, mais duas velhas cabines telefónicas, deram lugar a duas novas cabines de leitura, uma implantada no município de Almodovar, e a outra em Cácia, município de Aveiro, intensificando a interação e dinamização cultural para quem as visita.

Em Portugal, este projeto, que teve início em 2013, conta já com 48 cabines espalhadas, um pouco, por todo o país e ilhas. Para o efeito são estabelecidas parcerias com entidades autárquicas ou outras, que visam estreitar laços comunitários, exercitar a cidadania e fomentar a leitura, num espaço criativo, dinâmico e totalmente inesperado, alimentado pelos próprios utilizadores.

Com o mote: "Levar, doar, ler, devolver", basta trazer um livro e levar outro, para que a leitura tenha uma dinâmica leve, informal e inclusiva.

Como refere Alexandre Fonseca, Presidente Executivo da Altice Portugal, «os livros e a leitura têm um valor incalculável para o nosso desenvolvimento enquanto cidadãos, ao incentivarem o pensamento crítico e a reflexão. O projeto das cabines de leitura da Fundação Altice é, por isso, um claro contributo para a comunidade de Cacia, ao promover não só um espaço onde podemos ambicionar fazer parte de uma sociedade mais coesa, mas também um espaço onde a cultura ganha um novo significado com a partilha intergeracional que estes ícones de imobiliário das telecomunicações possibilitam». Alexandre Fonseca acredita ainda que «este projeto é muito importante pois reforça a nossa proximidade às diferentes regiões do País, no âmbito da qual a não discriminação do território e a igualdade de oportunidades para todos são dois desígnios dos quais a Altice Portugal não abdica».

A ideia da reconversão das cabines telefónicas antigas inspira-se num movimento iniciado há alguns anos na pequena aldeia de Westbury-sub-Mendip, no sudoeste de Inglaterra, onde os seus moradores se lembraram de converter uma das cabines telefónicas classicamente encarnada na mais pequena biblioteca do mundo.