Notícia

Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM)

ENCERRAMENTO DO SERVIÇO DE NEUROREABILITAÇÃO DA SPEM LISBOA

COMUNICADO DE IMPRENSA

A Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM) informa que, com profundo pesar, vê-se obrigada a encerrar a Unidade de Neuroreabilitação da Delegação de Lisboa, serviço este que inclui os tratamentos de fisioterapia e terapia da fala.

Este encerramento deve-se à falta de financiamento por parte das entidades competentes, obrigando assim a SPEM a um astronómico esforço financeiro que, nos últimos anos, tem sido assegurado para minimizar os danos e garantir a boa gestão da doença, sendo a capacidade de resposta e a preocupação com os utentes a nossa prioridade. Infelizmente, chegámos a um ponto insustentável em que não conseguimos atender às necessidades financeiras que esta Unidade acarreta.

A falta de comparticipação do Estado, da Direção Geral de Saúde e do Instituto Nacional de Reabilitação aceleraram esta decisão, mesmo depois de reunidos os esforços junto destas entidades para que a situação não chegasse ao este limite, porém, a falta de respostas e apoios ditaram esta decisão, que culminará no encerramento dos serviços de fisioterapia e terapia da fala a partir do dia 1 de Janeiro de 2022.

A reivindicação realizada pela SPEM junto das entidades competentes entra em acordo com o apoio obrigacional por parte da DGS e que consta na alínea f do Artigo 5.º da Lei n.º44/2005, referente à legislação das Associações de Defesa dos Utentes de Saúde.

Assim, e face à falta de resposta por parte das entidades competentes, a Direção da SPEM informa que está receptiva a apoios financeiros internos e externos que permitam assegurar a sustentabilidade da Unidade de Neuroreabilitação, cujo fim único se destina à resposta das necessidades dos intervenientes que utilizam este serviço para minimizar danos da doença, bem como aos recursos humanos indispensáveis à sua realização.

No caso de não serem reunidos os esforços suficientes e seja confirmado o encerramento desta Unidade, a SPEM e os seus dirigentes estão disponíveis para prestar todos os esclarecimentos necessários aos lesados.

Alexandre José Lopes Guedes da Silva

Presidente da SPEM