Notícia

Oikos - cooperação e desenvolvimento

COP26

financiamento dos países desenvolvidos

A Oikos e a ZERO - Associação Sistema Terrestre Sustentávelapelam à concretização do atual objetivo de financiamento e a maior ambição no pós-2025

Discute-se hoje na COP26 o financiamento dos países desenvolvidos no esforço de mitigação e adaptação às alterações climáticas por parte dos países em desenvolvimento, um tema crítico para o sucesso da cimeira.

É fundamental assegurar novo e adicional financiamento, indo para além do montante atual de 100 mil milhões de dólares anuais, garantindo um montante global coletivo de, pelo menos, 600 mil milhões de dólares para 2020-2025, para compensar as lacunas anteriores.

Assegurar um equilíbrio justo entre o financiamento dedicado à adaptação e à mitigação, com pelo menos 50 mil milhões de dólares (43.5 mil milhões de euros) anuais destinados à adaptação.

As subvenções devem ter primazia enquanto instrumento financeiro, substituindo os empréstimos aos quais os países pobres não têm acesso fácil.

E PORTUGAL?

Anunciou o compromisso de duplicar o financiamento dedicado a apoiar os países mais vulneráveis às alterações climáticas, prevendo contribuir, em dez anos, com 35 milhões de euros.