A Homenagem

Autor: Arnaldo Rodrigues

A Homenagem

O desafio que me foi lançado para esta iniciativa teve a particularidade de ser surpreendente. Não espera ter este privilégio, mas que de imediato se tornou um desafio. Mais aliciante se tornou quando nos permitia ser livres nos temas a abordar.

Por coincidência, ou talvez não, adiei a elaboração da apresentação, permiti-me beber outros artigos de opinião e de orientação. Os temas aproximavam-se muito do que eram os meus objetivos iniciais.

Mas o tema “Líderes no Diretório Sector 3”, despertou-me para o que deveria fazer.

Falar do 3º Sector em Portugal significa falar de pessoas, mais do que das ONG’s, e quando falamos de pessoas, há uma que se destaca a nível nacional, sendo um verdadeiro exemplo, primando pela discrição mas com um trabalho notável ao longo do dia, com um impacto profundo na vertente social.

Professor na Universidade Católica, onde coordena a Área Transversal de Economia Social, é o diretor do Mestrado em Economia Social.

Doutorado em Economia pela Universidade do Arizona, EUA e licenciado nas Universidades de Toulouse e de Aix-Marseille, França, participou em inúmeros projetos de investigação nacional e internacional, mais de 100 trabalhos científicos publicados, entre livros, capítulos de livros, artigos, etc. É também coordenador científico do estudo da “importância Económica e Social das IPSS, que a CNIS adjudicou a Universidade Católica do Porto.

Colabora com várias ONG's/IPSS’s sempre com o princípio de que cada uma providenciar serviços a pessoas carenciadas de forma gratuita ou de forma a preços que elas possam suportar.

Quando questionado acerca do seu envolvimento no setor social solidário e o prazer que lhe dá essa envolvência costuma dizer que está no sector antes de ter nascido, os seus pais, de uma forma ou de outra, já nadavam nisto. A antiga relação de trabalho entre a Universidade Católica e a CNIS também conta e acresce, “o trabalho que isto me deu não me custou nada”.

Este senhor é o Professor Dr. Américo Mendes, a quem aqui, em nome da Associação Ipsum Home e em meu nome pessoal lhe presto homenagem.

Este HOMEM é o líder do 3º Sector.



Com cumprimentos,

Por Arnaldo Rodrigues, Presidente Direção da Associação Ipsum Home

Não foram encontrados comentários