Love capital – um primeiro passo para o impacto

Autor: Ana Luísa Pinto

Love capital – um primeiro passo para o impacto

Foi a experiência pessoal que me fez chegar aqui. Uma experiência como a de milhares de pessoas cuidadoras de familiares que se deparam com inúmeras dificuldades. Esta foi a minha call to action, que me fez mudar de vida. Não podia fazer muito mais pela minha querida familiar, que nos deixou com 104 anos, mas surgiu daqui a vontade de fazer algo e contribuir para um futuro melhor em Portugal, desejando que um dia, tornando-me cuidadora principal dos Pais ou sendo cuidada, a realidade esteja diferente. A Cuidadores surgiu desta experiência pessoal e é considerada um projeto de inovação e empreendedorismo social.

Uma experiência como a de milhares de pessoas cuidadoras de familiares que se deparam com inúmeras dificuldades.

A motivação foi forte e indiscutível, mas sabemos que apenas boas intenções não nos levam longe. Foi claríssimo desde a primeira hora que um só projeto bem estruturado, assente na sustentabilidade e nas melhores práticas, e com abertura para inovar, poderia ter futuro. A parceira exclusiva que criámos com uma das organizações mundiais de referência no apoio a cuidadores informais, a britânica TuVida, ex-Carers Trust East Midlands, foi essencial. A colaboração estreita com este parceiro, e de tantos outros parceiros nacionais, tem vindo a solidificar o projeto na sua visão através da equipa que almejamos ser e estamos a construir: séria, comprometida, competente, diversificada e focada no propósito.

O nosso objetivo é virar os holofotes para quem cuida. Partimos do conhecimento para gerar soluções. E tem sido uma experiência fantástica.

equipa … séria, comprometida, competente, diversificada e focada no propósito

Há dias, numa conferência sobre inovação social, alguém me perguntava como começar um projeto de inovação social. Se pela lista de contactos de potenciais parceiros para apresentar a ideia, se dedicar-se a escrever candidaturas a prémios, pois o dinheiro é preciso para montar projetos. Tudo é válido. Sugeri obter algum financiamento, começando pelos 3F’s – family, friends and fools, tal como nós começamos. Esse aporte financeiro, love capital como lhe chamam, será importante para o teste das atividades, o projeto-piloto, e compreender melhor o terreno que nem sempre corresponde às nossas expectativas. Assim faz sentido sentarmo-nos com um parceiro/investidor e discutir o potencial do projeto, partindo de dados concretos e não apenas de uma ideia. Munidos de uma motivação ímpar e de habilidades pessoais e técnicas, estamos, pois, capazes de fazer parte da solução de um problema social, importante e negligenciado. Ao longo do processo de desenvolvimento de uma iniciativa de empreendedorismo e inovação social, realço a importância da capacitação da equipa em áreas relevantes, tendo sempre por base a melhoria contínua.

faz sentido sentarmo-nos com um parceiro/investidor e discutir o potencial do projeto, partindo de dados concretos e não apenas de uma ideia

A Cuidadores é uma organização que materializa este conceito. Somos uma Organização que conhece o problema social de sobrecarga dos cuidadores informais e, por isso, apresentamos um conjunto de serviços que promovem a saúde e bem-estar de quem cuida, criando valor para a sociedade inserida numa economia de impacto.

Por Ana Luísa Pinto, Co-fundadora e Diretora Executiva da CUIDADORES – Melhorar a vida de quem cuida

Não foram encontrados comentários