Benchmark

2019

A Economia Social Pré Covid

Nota Prévia

O que é que as Instituições de Solidariedade Social andavam a fazer antes da pandemia? Como o faziam? Quando e onde? Com quem e para quem?

No portal Diretório Sector 3 encontramos uma resposta cabal para estas questões, porque ela é dada pelas próprias Instituições a todo o instante.

Em face ao presente levantamento, agora com a pandemia, vai ser preciso encontrar soluções para os seguintes problemas:
O que é que foi interrompido e tem de ser retomado urgentemente? O que é que nunca mais vai ser como dantes? O que é que surge de novo e vem mesmo para ficar?

Uma palavra de infinito reconhecimento a todas as Entidades Membros do Diretório Sector 3 pela sua confiança nos nossos préstimos.

Pedro Aragão Morais

Método

Hoje, contando com quase uma centena de Entidades aderentes, sediadas de norte a sul do país, a operarem nas mais diferentes áreas de atividade, sob várias formas jurídicas e distintas dimensões, o Diretório Sector 3 é uma plataforma suficientemente plural para que possa ser aceite como uma legítima amostra do Terceiro Sector E quis o destino que a este portal aderisse um leque de Entidades de notável qualidade, porventura acima da média, a julgar pela relevância do papel que desempenham em suas comunidades, tantas vezes premiado por proeminentes fundos de filantropia estratégica e de investimento social.

Diariamente, através do nosso serviço noticioso, vamos acompanhando o que se passa no terreno Deste trabalho de permanente prospeção realizado ao longo de todo o ano de 2019 resulta a identificação de um total de 1049 intervenções protagonizadas por estas Entidades No presente documento, segmentamos tais intervenções por classes características da atividade regular deste tipo de organizações Depois, selecionamos algumas delas, tidas como práticas de referência a merecerem ser examinadas e eventualmente replicadas

Importa salientar que este levantamento, não obstante ser bastante amplo, de modo algum pode considerar se exaustivo face ao todo sucedido no período em análise e ainda que os casos de "boas práticas" não se esgotam nas intervenções aqui selecionadas e apresentadas por ordem cronológica nas tabelas seguintes

Classes de Intervenção

Produtos e Serviços Informação e Sensibilização Voluntariado
Novos Projectos Formação e Workshops Artes e Ofícios
Angariação de Fundos Cooperação e Parcerias Desporto
Negócio Social Oferta de Emprego Recreio e Lazer

Indicadores

Observações

Parte preponderante do esforço de comunicação das Entidades concentra se em ações de Informação e Sensibilização (233), tais como, seminários e congressos, colóquios e debates, assim como divulgação pública de estudos, artigos e notícias da sua especialidade.
A segunda classe de intervenção mais frequente diz respeito a atividades de Angariação de Fundos (214) em sentido lato, nomeadamente, crowdfunding, campanhas solidárias de marcas comerciais, organização de eventos culturais, venda de produtos e serviços e outras.
A Formação e Workshops por um lado, mais a Oferta de Emprego por outro, ambas com 82 intervenções identificadas, refletem a superior relevância que os Recursos Humanos assumem para o desenvolvimento de um sector dito de “mão de obra intensiva”.
O número de casos identificados nas classes Negócio Social (32) e Novos Projetos (23) deve ser considerado mais significativo do que à primeira vista possa parecer, na medida em que a presente análise diz respeito a um período de apenas 1 ano de atividade.
A relativamente pequena proporção de ações Cooperação e Parcerias (46) e Voluntariado (33) identificadas, é consentânea com os diagnósticos para o sector que apontam estas áreas como sendo aquelas a precisar de maior desenvolvimento em Portugal.

Sector3

Rua Sant'Ana à Lapa, nº 17 - 2º | 1200-796 Lisboa • Portugal
351 211 945 633
diretorio@sector3.pt
Siga-nos no Facebook Siga-nos no Twitter
Diretorio Sector 3